sábado, 19 de setembro de 2015

Por que um Blog?

Nos últimos anos tenho participado, ativamente, de várias capacitações na área de Empreendedorismo na Educação. Tenho percebido, fortemente, que se não inovarmos, a sala de aula acaba sendo um local onde os alunos apenas frequentam, passam, com o intuito de cumprir a frequência. É preciso manter de forma criativa e ativa o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. 

A tecnologia pode, muitas vezes ser nosso aliado. Resolvi então propor uma atividade aos alunos (em grupos, elaborar, a partir do conteúdo da disciplina de Planejamento Contábil II, cujo foco é o Orçamento Empresarial, um Budget Blog. A proposta era de que cada grupo (de até cinco integrantes) deveria criar um Blog com conteúdo educativo sobre o conteúdo da disciplina. Sugeri que a base para o desenvolvimento seriam os capítulos indicados do Livro do Padoveze, sendo necessário também relacionar notícias e reportagens sobre cada um dos conteúdos, incluindo outras referências. A responsabilidade de divulgação dos Blogs é de cada grupo. 
É importante destacar o que são Blogs! Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, podendo ser dedicados tanto a um assunto específico como de âmbito geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. O sucesso deste tipo de páginas da internet resultou muito da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. 
Não posso dizer da percepção dos alunos, apenas da minha. O conteúdo, a dinamicidade, o envolvimento e a forma como os alunos se organizaram para construir e organizar seus Blogs me motivou a também criar um, permitindo que também a professora possa compartilhar conteúdos, textos, notícias e novidades sobre as temáticas nas quais estou envolvida, inclusive os trabalhos dos alunos.
Espero que seja motivador aos leitores e simpatizantes! Tem uma frase de Cora Coralina que talvez resuma este momento: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário