domingo, 11 de outubro de 2015

ESTUDAR EAD FAZ BEM?!?

Com certeza que sim! Só que é preciso estar preparado para encarar este desafio...


Curso a distância exige muita dedicação, mas é bem aceito por especialistas


Fonte: http://www.partnersnet.com.br/boletim/crcsp.php?curso-a-distancia-exige-muita-dedicacao-mas-e-bem-aceita-por-especialistas#.VhVpCnpVikq

Uma das vantagens do EaD é a de proporcionar mais conveniência de horários e locais para estudar.
A concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de estar sempre antenado vem fazendo cada vez mais profissionais aderirem aos cursos a distância para alavancar a carreira. Para o Profissional da Contabilidade e entusiasta de tecnologia da informação e audiovisual Alexandre Saramelli, a EaD é uma forte ferramenta para quem deseja fazer uma especialização ou busca um aperfeiçoamento na área de atuação, mas não tem tempo. Saramelli - que também é mestre em Controladoria pela Universidade Mackenzie e professor universitário, atuando em EaD - acredita que é necessário dividir experiências e conhecer novas tecnologias, conceitos e inovações, principalmente no caso dos Profissionais da Contabilidade, que vivem envolvidos com alterações em normas internacionais.

Qual a importância da educação continuada para a carreira de um Profissional da Contabilidade?
No ambiente em que estamos vivendo, não basta apenas adquirir experiência com o trabalho cotidiano. É necessário dividir essas experiências e conhecer novas tecnologias, conceitos e inovações. Isso é válido para todas as profissões, mas no caso particular dos Profissionais da Contabilidade que estão em um esforço planetário de convergência às normas internacionais, a educação continuada torna-se imprescindível.


O ensino a distância é tão eficiente quanto o presencial?
Essa é uma pergunta complexa porque ainda não temos pesquisas que possibilitem dar uma resposta fundamentada. No entanto, sinto que é uma pergunta que já está superada, porque existe uma enorme expectativa para que a educação a distância (ou melhor, a educação a distância com apoio da internet, aqui entendida como uma inovação) seja um dos instrumentos que resolva com louvor grandes e antigos problemas da educação tradicional. 

Quem é entusiasta de tecnologia e telecomunicações, seja "nativo digital" ou não, responde que a EaD oferece boas condições para aprender. Isso motiva a substituir essa pergunta por outra: a eficiência do ensino está condicionada ao entusiasmo do aluno e sua capacidade de usufruir as tecnologias? É possível dizer que a EaD no Brasil já construiu uma boa reputação e está superando desconfianças. É muito gratificante ver que a educação como um todo, independente se é a distância ou presencial, está implantando e se beneficiando de novas tecnologias! 

Quais as vantagens e as desvantagens do ensino a distância?
Penso que a maior desvantagem da EaD é a perda da relação calorosa entre os alunos e os professores, o que é muito comum e natural no ensino presencial. Embora quase ninguém se lembre disso, trata-se de um aspecto importante no ambiente universitário. Atualmente, é difícil conhecer a personalidade dos alunos, seus gostos, seus sonhos, suas manias, suas reações. É muito complicado utilizar humor nas aulas ou comentar assuntos do cotidiano. E propor atividades em equipes é um tanto difícil. Com isso, a relação fica mais formal, mais distante. 

Uma das vantagens do ensino a distância, que também é a mais visível, é a de proporcionar uma maior conveniência de horários e locais para estudar. Nesse aspecto, a EaD é insuperável! Por meio das telecomunicações, é possível solucionar problemas e oferecer melhor qualidade de vida. Pessoas que vivem em cidades mais afastadas do interior não precisam mais deixar a família e os amigos para estudar. Nos grandes centros urbanos, a EaD poderá ajudar a pessoa a gastar menos tempo no trânsito. Sabe-se que muitos alunos estudam no escritório e se locomovem em horários onde os transportes públicos estão mais vazios ou estudam em casa, com todo o conforto. Pessoas que viajam com muita frequência podem estudar. 

Porém, penso que uma das maiores vantagens do EaD - que nem sempre é enfatizada, mas é muito atrativa - é a possibilidade do uso de sistemas de computador sofisticados. É possível acessar bibliotecas virtuais, interagir com professores, tutores e colegas por chat e realidade virtual, ver videoaulas, participar de jogos de empresas, acessar simuladores de sistemas integrados e laboratórios virtuais. No ensino da Contabilidade, por exemplo, é possível disponibilizar um laboratório que simule um escritório contábil dos mais modernos, possibilitando aos alunos interagirem com sistemas integrados em ambientes praticamente iguais aos que se encontram nas empresas. Isso também pode ser feito no ensino presencial, mas na EaD a inovação pulsa com um vigor muito forte. Além disso, a EaD é um instrumento formidável de inclusão social. 

Qualquer pessoa pode realizar um curso nos moldes do EaD? Alguns especialistas apontam que esses profissionais são mais procurados por causa da dedicação e comprometimento com os estudos, já que são eles que fazem seu horário e se organizam para estudar.
Esse é um aspecto curioso! A educação em si, independente da modalidade que o aluno optar, exige comprometimento e dedicação. A educação presencial é muito rígida, exige disciplina. Os alunos precisam frequentar com regularidade a escola em determinados dias e horários e exige-se que estejam focados nos estudos durante algumas horas por dia. Existem prazos, rotinas. As pessoas estão acostumadas com essa rotina e/ou hábitos, que já vêm de décadas, sendo que a escola ou o campus naturalmente criam um ambiente favorável ao estudo. Mesmo que o aluno não esteja muito motivado para enfrentar as dificuldades, o ambiente e os colegas acabam ajudando. Na EaD, também há hábitos e rotinas, mas não há a rigidez de horários que o presencial exige. É o aluno que precisa criar motivações para seus estudos, seus horários, seus hábitos. A vontade de estudar é interna, não depende muito de fatores externos. 

Felizmente, essa habilidade que os alunos de EaD demonstram está sendo muito apreciada no mercado, mas isso não é exatamente uma vantagem para o aluno de EaD. Isso mostra que o mercado precisa de profissionais ativos, preparados para agir rapidamente sem depender de motivações externas.

Qualquer curso pode ser feito a distância? Por quê?
Sim, qualquer curso pode ser feito a distância. Esse é um ponto que costuma gerar acaloradas discussões e muitos pensam que para algumas especialidades é impossível realizar um curso a distância, mas isso depende muito da tecnologia disponível. Uma aula de matemática, por exemplo! Uma das iniciativas públicas de EaD no Brasil, o Projeto Minerva, na década de 1970, foi um curso transmitido via rádio. Professores preparavam o conteúdo, e um locutor profissional, com boa habilidade vocal, transmitia as aulas. Imagine a dificuldade de transmitir uma aula de matemática apenas por som! Foi difícil, mas foi realizado. No caso, pedia-se para os alunos acompanharem a aula por meio de material impresso, enquanto o locutor realizava várias repetições. Hoje, utilizam-se recursos audiovisuais. Atualmente, os profissionais de medicina e engenharia, áreas que muitos céticos diziam que jamais teriam possibilidades de usar a EaD, já a utilizam! 

É interessante comentar que um dos primeiros cursos de EaD a ser oferecido no mundo, na Suécia em 1833, era de Contabilidade! Hoje, com os recursos audiovisuais que temos, é possível transmitir aulas de disciplinas de Ciências Contábeis com excelente qualidade. Embora ainda seja um tanto difícil mostrar gráficos e tabelas, demonstrações financeiras em geral.

O EaD vem crescendo no Brasil? Estamos próximos dos padrões internacionais ou temos muito para caminhar ainda?
O EaD chegou tarde no Brasil, foi evitado por muito tempo. Mas foi muito bem recebido e teve uma expansão relevante nos últimos anos. Outros países, principalmente na Europa, já têm uma experiência acumulada muito grande e não raramente as universidades disponibilizam aulas e conteúdos para o público, mas não é uma questão de implantar modelos importados. O Brasil tem muitas peculiaridades e é necessário formar modelos brasileiros de EaD adaptados às necessidades e cultura do nosso povo e da nossa economia. 

No Brasil, ainda não há uma estrutura de telecomunicações abrangente, o que limita a inserção de ferramentas de aprendizagem mais sofisticadas. Os professores que atuam em EaD necessitam dedicar bastante tempo e esforço para preparar com antecedência materiais didáticos, e isso ainda não tem um reconhecimento, sobretudo do MEC (Ministério da Educação) ou da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior), o que inibe os professores a aceitarem atuar em EaD. Há que se dizer também que o trabalho importantíssimo dos tutores ainda não é compreendido e é mal remunerado. Ainda não há uma linguagem audiovisual para EaD no Brasil e existe pouca ou praticamente nenhuma literatura e pesquisas sobre ensino de Contabilidade em EaD em língua portuguesa. Com tudo isso, a EaD é uma ótima novidade no nosso País e está mostrando que tem muito valor. Mas há ainda muito que se caminhar. 

A postura do professor que ministra aulas online é importante para o bom desempenho do aluno? Por que?
O entendimento que prevalece é que o professor deve estar preparado para atuar em qualquer modalidade de ensino. Não haveria, então, uma diferença de postura a ressaltar para o professor que ministra aulas online. 

Mas é inegável que o professor que se propõe a trabalhar em EaD acaba por ter algumas preocupações que não existem na modalidade presencial. 

Em EaD há basicamente três modalidades de professor: o professor conteudista, que prepara o livro-texto, ou seja, um material impresso a ser utilizado pelos alunos; o professor da disciplina, que ministra videoaulas, interage com os alunos e realiza as avaliações; e o professor tutor, que acompanha a evolução dos estudos dos alunos e esclarece dúvidas. Um mesmo professor consegue atuar nessas três modalidades, mas quase sempre o trabalho é realizado em equipe. Junte-se a essa equipe outros profissionais, como planejadores, revisores, designers instrucionais, profissionais de audiovisual. Ou seja, em EaD o professor além de todas as habilidades que precisa ter na modalidade presencial, fundamentalmente precisa saber trabalhar em equipes multifuncionais, o que não é nada fácil. O professor que ministra as aulas em vídeo precisa ainda se preocupar com a qualidade audiovisual de sua aula, imprimindo dinamismo e fluência em sua exposição, usando gestos agradáveis, projetando bem sua voz e envolvendo o aluno. Em Contabilidade já vemos professores muito comprometidos com essa dinâmica do EaD, e isso é importante para o bom desempenho dos alunos. 

Que dicas o senhor dá para um profissional que está pensando em realizar um curso a distância?
Além dos cuidados de praxe aplicáveis a qualquer curso - como saber se o curso está devidamente registrado e em situação regular no MEC -, é importante verificar quem são os professores, os tutores e a estrutura tecnológica, bem como os ambientes virtuais oferecidos pela instituição de ensino.

Mais do que isso, observe se a instituição oferece possibilidade e apoio para pesquisa e iniciação científica. É importante, ao escolher a instituição de ensino, verificar qual é a sua proposta didática, eventuais diferenciais que a instituição oferece para o curso, se há um comprometimento com inovação e se a instituição se preocupa em trazer conteúdos que vão ao encontro das expectativas do mercado. 

E muito importante: tenha em mente que EaD exige esforço e muita dedicação.

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